Down there I sell whiskey and cards. All you can buy up these stairs is a bullet in the head. Now which do you want?
nos anos 50 as mulheres já usavam calças, mas o seu nome ainda não podia dar título a filme a não ser que as despissem.
vienna veste-as. e despe-as. e o filme é todo dela, menos o título.
johnny guitar - o nome no cartaz, no bilhete e no ecrã - é na verdade um adereço.
johnny guitar é substituível - o seu contributo para o desenrolar da acção podia ter sido dado por qualquer outro personagem. o assalto teria sido visto por outro, outro irritaria o dancing kid, outro soltaria a corda de enforcamento de vienna - afinal vienna, forte no caracter, estava rodeada de homens fieis, prontos a ajudar.
mas johnny guitar, como um bom adereço, está ali para além de qualquer necessidade. j
ohnny guitar, como um óculo prada ou uma pregadeira channel, está ali para dar luz sobre um conjuntinho que de outra forma seria sem graça. johny guitar só existe para nos mostrar o soft side de vienna. para a tornar um personagem mais humano, para que gostemos ainda mais dela.
johnny guitar atravessou o deserto e o passado e chegou ao sallon como prova viva de que vienna amou.
e um acessório é isso mesmo. uma memória. uma amostra pequena de um material genial que sabemos que existe em grande, em muito, algures num sitio onde não podemos chegar. e que se pudessemos ter por inteiro, não tinha graça nenhuma.
3 comentários:
É assim mujer. Os homens que nos amam ou nos vão amando, lá de vez em quando quando lhes dá jeito, andam sempre de guitarra a reboque, quer seja o instrumento itself, quer seja o sobrenome do dito. Os que não nos amam de todo, não tocam instrumento nenhum, mas lá que nos sabem dar música, sabem.
Por mais que tentes o sintoma pop não sai do caminho agenda cultural.
Acho que como subtítulo do sintoma podias por a já mítica frase: 'Ceci n'est pas un blog de cinemá'
gostei muito da análise.
brilhante, witty stuff.
prime rib, L.
disseste tudo!
amei
kiss kiss bang bang
leila
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